Com uma população estimada de mais de 285 mil habitantes, Santa Maria é o principal centro urbano da região central do Estado. A cidade é conhecida por sua rica vida cultural, com universidades, faculdades e escolas de renome, sendo considerada uma grande "fábrica de cérebros", exportando talentos para o Brasil e o mundo. Sob a gestão do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Rodrigo Décimo, a cidade também tem investido em projetos de inovação, como o Distrito Criativo e fazendo parte do ecossistema de inovação no Instituto Caldeira, buscando, assim, impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Além disso, tem buscado promover qualidade de vida, segurança e atratividade para moradores e empresas.
Educação
A educação é prioridade da gestão municipal. No governo de Jorge Pozzobom, foram contratados mais de 1 mil professores e inauguradas duas EMEIs, no mandato passado. Ainda, segundo ele, existe a previsão de entregar mais cinco EMEIs, sendo que três delas já estão em torno de 70% prontas. – Isso significa que mais de 1.400 crianças poderão ter acesso à sala de aula, possibilitando que seus pais e mães possam trabalhar, o que está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico – completa o prefeito. Ainda na educação, todos os alunos da Rede Municipal irão receber uniformes. Os modelos foram criados pelo curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN), com a participação de pais, mães, diretores, professores e servidores da educação. Mais de 3.500 ajudaram nessa construção e a escolha, é claro, foi dos próprios alunos.
Infraestrutura
Na atual gestão, aconteceram mudanças na forma de realizar obras de pavimentação na cidade. Agora, o município conta com projeto de macrodrenagem e alta qualidade no asfaltamento, evitando, assim, alagamentos e oferecendo maior durabilidade aos trabalhos executados.
– Existem 26 novos pavimentos na cidade. É importante reforçar que a escolha para tais obras é baseada em critérios técnicos como volume de tráfego, passagem de transporte coletivo, localização estratégica, como perto de creches, unidades de saúde, escolas e acesso a hospitais – destaca Jorge Pozzobom, prefeito de Santa Maria.
Saúde
Na área da saúde, tem-se sucesso na vacinação em Santa Maria. A pandemia de Covid-19 fez o município ampliar o sistema hospitalar, passando de zero para 58 leitos de UTI. Com isso, Santa Maria teve o segundo menor índice de mortalidade por Covid-19 entre os grandes municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
– Somente no Hospital Regional, referência para nós, foram 1.978 pessoas que saíram vivas após receberem tratamento para a Covid-19. Isso foi possível, graças a um enfrentamento sério e responsável da pandemia, ouvindo os médicos e enfatizando a importância da vacinação – completa o prefeito.
Segurança
Visando o bem-estar e a segurança nas escolas, além das rondas feitas pela Guarda Municipal e das câmeras de videomonitoramento, a Prefeitura iniciou o processo de instalar 80 botões de pânico nas escolas da Rede Municipal. Além disso, desde 2018, o município conta com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), uma grande central de inteligência em segurança pública, que reúne Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil. Por meio desse sistema, é possível centralizar serviços de telefonia, radiocomunicação, cercamento eletrônico, controle semafórico e de localização de viaturas.
Ainda em relação à segurança, a Prefeitura deu início à instalação de luminárias LED pela cidade.
– Se você está em um lugar escuro, ermo, mesmo que seja seguro, você tem a sensação de insegurança. Se você tem um local iluminado, você tem aquela sensação de segurança. Então, esse projeto que está sendo desenvolvido agora, da PPP de iluminação pública, que tem como grande objetivo substituir os 27 mil pontos de iluminação, tanto na cidade quanto no interior – destaca Rodrigo Décimo, vice-prefeito de Santa Maria. Já está acontecendo, a modificação de todas as luminárias do perímetro do Distrito Criativo.
Turismo
Santa Maria está constantemente com eventos e atrativos culturais para seus habitantes. Pode-se destacar a realização anual da Feira do Livro, do Viva do Santa Maria, da Romaria de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, Tertúlia Musical Nativista, Mercocycle; Santa Maria em Dança; Viva o Natal, entre outros. Destacam-se, também, por sua beleza natural, Parque Natural Municipal dos Morros, que está localizado em uma zona de transição geomorfológica e fitoecológica. A Estrada do Perau, ligação de entre Santa Maria e Itaara, construída ainda na década de 1840, inicialmente apenas para a passagem de pedestres. Ao longo dos anos, foi alargada para permitir a passagem de carretas e, posteriormente, de veículos. E outros destaques ligados a práticas ambientais como o Jardim Botânico da UFSM e o Mantenedouro São Braz.
Distrito Criativo
Não medindo esforços para restaurar e revitalizar o centro, Avenida Rio Branco, Vila Belga e Gare, a Prefeitura lançou o projeto do Distrito Criativo que vai contar com uma série de obras como: reforma da Casa de Cultura; revitalização da Avenida Rio Branco e de seu canteiro central, incluindo a Vila Belga; recuperação dos bancos, criação de nichos com carregadores de telefone e Wi-Fi, troca das luminárias por LED. Além disso, no prédio Galeria Rio Branco, vai ser realizado um edital para venda da área com obrigatoriedade de realização de obras. Já na Vila Belga, tem previsão, para maio, a finalização de um projeto no Mercado da Vila Belga que vai ter divisão do espaço entre cultura e educação, parceria com o Sebrae para criação de um lab criativo voltado para a qualificação de empreendedores da economia criativa, espaço multiuso, instagramável e com possibilidade de realização de eventos diversos.
– O Distrito Criativo é o centro da nossa cidade, a sala da nossa casa. Trabalhamos para que as pessoas queiram vir para cá. Queremos que elas encontrem aqui um lugar excelente para morar e trabalhar. Que, em Santa Maria, encontrem segurança, cultura e melhores condições para viver – destaca o vice-prefeito, Rodrigo Décimo.